Total de visitas: 4328
ANIMAIS I

Produção de carne bovina

Poderia mostrar imagens de sofrimento de animais. Mas para não ferir sentimentos, preferi não o fazer. Mas para os corajosos e que gostam de conhecer a realidade das coisas, sugiro que consultem o site:
www.peta-online.org
(People for the Ethical Treatment of Animals)

Muitas vezes a produção de carne para consumo humano provoca nos animais sofrimentos indescritíveis e desnecessários. Mesmo que este tipo de tratamentos fossem eticamente desculpáveis, a qualidade da carne produzida continuaria a ter de ser posta em causa


 
Muitos animais, demasiado debilitados para andar ou simplesmente porque os criadores têm pressa, são arrastados  para os camiões. Enrola-se-lhes uma corda ou um cadeado à perna e utilizam-se tractores. 



Antes de serem enfim mortos os bovinos são tipicamente pendurados por uma pata traseira. Chegam a este último estádio muitas vezes muito maltratados , e é-lhes aberta uma ferida no peito por onde sangram até à morte. Existem outros métodos de abate.

Patê de fígado de ganso (foie gras)

O "foie gras" nada mais é do que uma lipidose hepática, ou seja, uma doença do fígado. Como consequência de uma alimentação forçada durante 4 semanas, os fígados dos gansos e dos patos incham 6 a 12 vezes o tamanho normal.



Cada ano, cerca de 10 milhões de gansos e patos são criados com esse fim, produzindo 16800 toneladas dos seus fígados em todo o mundo (números de 1998). A França é a maior produtora, com quase 80. O restante "foie gras" é produzido pela Hungria, Espanha, Israel, EUA, Bélgica, Bulgária e Roménia. A produção de fígado de ganso já foi banida na Alemanha, Dinamarca, Noruega e Polónia. Recentemente, Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, também aprovou uma lei que proíbe a alimentação forçada de gansos e patos para a produção de "foie gras". No entanto, a lei só entrará em vigor depois de 2012 para dar um prazo aos produtores para alterarem essa prática.



Durante 4 semanas os patos e gansos têm uma alimentação forçada e são mantidos em pequenos compartimentos. Isso torna mais fácil agarrar as aves pelo pescoço e inserir-se, pela garganta abaixo, funis e tubos metálicos de alimentação. As aves são presas e forçadas a abrirem os bicos para lhes introduzirem um cano de metal de 20 a 30 cm que vai até ao estômago. Então é accionada uma alavanca, que bombeia a ração de milho directamente para o estômago da ave.


Em alguns casos colocam um anel elástico apertado no pescoço da ave para o caso de ela tentar regurgitar a ração. Este processo ocorre 3 a 5 vezes por dia. E a ração é composta de milho cozido e às vezes inclui gordura de porco ou de outros gansos com sal.


Cada ave é forçada a ingerir até 3,5 kg de ração por dia, o que equivale a um humano ser forçado a comer 12,5 kg de macarrão. Como consequência da alimentação forçada os animais têm dificuldades em andar e respirar, entre outros danos físicos.



Um estudo concluiu que quase 10% das aves morrem com o estômago rebentado e com alimento a entrar no pulmão. Algumas apresentam também deformações nos bicos e doenças e infecções causadas pela sujidade dos tubos de alimentação.



Depois das 4 semanas de alimentação forçada os patos e os gansos são abatidos. Na maior parte das vezes os fígados estão inchados de 6 até 12 vezes o tamanho normal, formando massas pálidas e inflamadas do tamanho de melões em vez de órgãos firmes, pequenos e sadios.



Apenas os patos (machos) são usados para fazer o patê por produzirem fígados maiores e serem considerados mais resistentes às 4 semanas de tortura. As aves fêmeas são tratadas como lixo. Normalmente as fêmeas recém-nascidas são entulhadas em sacos de nylon, que são amarrados e colocados em latões com água a escaldar.


O "foie gras" tem também consequências negativas para a saúde humana. 85% das calorias do patê são de gorduras - mais do dobro do que apresenta um hambúrguer. Essa gordura é em grande parte ácido palmítico, uma gordura saturada conhecida por aumentar os níveis de colesterol.



Copyright Centro Vegetariano. https://www.centrovegetariano.org

 

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional